Nossa Premissa



Nossa Premissa

Educar pressupõe lutar para que a realidade se apresente com oportunidades para todos.

Album PIP II

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Visitar a biblioteca é parte do dia a dia dos estudantes da Escola Estadual Miguel Rogana


03/05/2011

Na Escola Estadual Miguel Rogana, no município de Campo Belo, a biblioteca é parada obrigatória para todos os estudantes. Encarada como uma extensão da sala de aula, é na biblioteca que os alunos desenvolvem projetos de leitura, assistem à exposição de trabalhos ou mesmo passam para relaxar lendo um livro ou uma revista na hora do recreio. Quem não tem tempo de passear por entre as estantes nos intervalos, pode escolher um livro no horário da aula de Português. Durante a semana todas as turmas fazem, pelo menos, uma visita à biblioteca no horário de aula.
O espaço só é tão bem freqüentado porque oferece conforto aos estudantes. Ampla e bem iluminada, a biblioteca conta com mesas e cadeiras para que os jovens façam suas pesquisas ou trabalhos de literatura, além de oferecer um acervo de mais de cinco mil livros aos estudantes. A boa recepção não para por aí. Há na escola duas professoras para o ensino do uso da biblioteca, as chamadas bibliotecárias. Mais do que zelar pelo acervo, elas trabalham para conservar o espaço e fazer com que o aluno se sinta “em casa” entre os livros. “A gente conversa com os alunos para que eles cuidem bem da biblioteca, pois o espaço é deles. Além disso, tentamos envolver os estudantes com projetos interessantes. Biblioteca não pode ser lugar de castigo. É uma lugar onde eles têm que sentir prazer”, explica Aparecida Barbosa Paiva , bibliotecária da tarde.

A imaginação que os autores de todos os livros do acervo tiveram ao escrever, as bibliotecárias demonstram ao criar atividades para incentivar a leitura entre os estudantes da escola. Adélia Campos Nunes é a outra bibliotecária e já inventou diversos projetos para despertar o interesse dos jovens. Um deles foi o intercâmbio literário, no qual ela pediu que estudantes do 5º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio escrevessem cartas para alunos de outras escolas. “Pedi que eles escrevessem uma cartinha falando um pouco sobre a vida e sobre o trabalho de leitura que estavam fazendo”, conta.
No projeto Biblioteca Viva as linhas dos livros ganham vida nas atividades de reconto. Adélia confeccionou um livro “tamanho família” e o estudante se sente literalmente saído das páginas do livro. “Coloco um menino atrás do livro e ele fica mais à vontade para contar a história”, diz. O projeto serve para debater temas do cotidiano dos estudantes, como a futura escolha das profissões. “Falamos da história do coelhinho que não queria ser da páscoa e discutimos, a partir daí, a escolha da profissão. O que mais o coelhinho poderia fazer? E eles? Falamos sobre como eles têm que escolher no futuro as suas profissões para que não se arrependam”, explica.
Mundo da imaginação ganha asas no espaço da biblioteca. Foto: Arquivo da Escola
O cuidado com os livros não se limita à biblioteca. Para garantir que não só os livros de literatura, mas também os livros didáticos sejam bastante bem cuidados os professores fizeram uma campanha de conscientização. Encaparam todos os livros dos estudantes e colocaram mensagens nas páginas internas para incentivar o cuidado. “A gente leva até eles que a conservação é muito importante”, explica a diretora.
Arquivado em: Acontece na educação — guilhermebrasil @ 08:14

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita Alunos Programa Família Acolhedora

No dia 13 de maio de 2011, os alunos do Programa Família Acolhedora visitaram a Biblioteca e NTE da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo. Com idade entre 3 a 12 anos, os alunos são: Jenifer Maria Neles Costa (3), Angélica Maria Neles Costa (7), Samuel Pereira (5), Marcos Vinicius Neles Costa (8), Marlon Bruno Gabriel da Silva e Reinaldo do Rosário Marcelino (12). Os menores ficaram na Biblioteca assistindo à vídeo e desenhando, na companhia do Analista Educacional Ulisses Carolino Pimenta. Os maiores estiveram no NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional na companhia do Analista Flávio Luís Alves.

Projeto Tecnologia Aplicada à Educação

Iniciamos no dia 2 de maio a capacitação "Tecnologias Aplicadas à Educação" para educadores que desejam trabalhar de forma diferenciada com seus alunos, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis em sua escola. De tarde, estamos no NTE da Superintendência Regional de Ensino com professores das escolas: Cônego Ulisses, Jarbas Gambogi, Professor José Monteiro e Padre Alberto Fuger. A avaliação do nosso curso está postada nos comentários. Esperamos que o que foi aprendido seja realmente para otimizar as aulas e também para o crescimento do profissional da educação.

Iniciamos no dia 2 de maio a capacitação "Tecnologias Aplicadas à Educação" para educadores que desejam trabalhar de forma diferenciada com seus alunos, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis em sua escola. De manhã, estamos na EE Dr. José Esteves de Andrade Botelho - Cana Verde. A avaliação do nosso curso está postada nos comentários. Esperamos que o que foi aprendido seja realmente para otimizar as aulas e também para o crescimento do profissional da educação.